» 12ª Mostra de Teatro » Espetáculos

Conflitos de Uma Geração

Conta a história de um homem que ficou desempregado e virou traficante para sustentar sua família, tendo como cliente mendigos, pessoas de alta classe social, que lutam contra o vício e encontram com o Doutor Saúde, que além de mostrar o mal que a droga faz, mostra também a importância da atividade física e de uma boa alimentação para termos uma vida saudável. A persistência, a solidariedade e a força de vontade foram aliadas para que eles conseguissem largar o vício.


A onça e o bode

Uma interessante história, na qual uma onça e um bode certo dia resolvem construir cada um uma casa para si, porém, coincidentemente escolhem o mesmo terreno. Eles começam a construção simultaneamente. Mas, com o passar dos dias eles percebem algo estranho na construção da casa, pois a obra sempre estava mais adiantada do que eles haviam deixado. Quando a casa estava pronta, a onça e o bode perceberam que tinham construído a casa juntos. E agora?


A viagem

Conta a história do menino pedrinho que, ao entrar de férias, viaja para o sítio de sua avó, enfrentando várias situações engraçadas,  até chegar ao seu destino. A peça alerta sobre a importância da higiene pessoal e sobre o acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos. A técnica usada e a narativa e encenação. Adaptação e direção Agripino Franklin Mendes.


O macaco malandro

A raposa e o lobo, dois animais ameaçados de extinção em razão do desmatamento e queimadas,  resolvem fazer uma sociedade para, juntos, garantirem suas refeições. Durante uma caçada, o lobo sente cheiro de queijo, mas a raposa o encontra primeiro. Surgindo a dúvida de a quem pertence o queijo: Quem viu primeiro ou quem sentiu o cheiro primeiro? Diante do impasse, pedem ajuda ao macaco, que com sua esperteza fala que o queijo pertence aos dois, cortando-o em  pedaços desiguais. Há quem caberá o maior pedaço?


O leão e a ratinha

Uma ratinha teimosa, certo dia, sai de casa sem a permissão de sua mãe para um passeio na floresta. No caminho, a ratinha esbarra com um leão que a pega pela calda, mas logo desiste de comê-la e a liberta. A ratinha feliz da vida promete um dia recompensá-lo, ajudando quando necessário, mas o leão morre de rir. Um tempo depois, a ratinha encontra o leão preso numa armadilha, então a ratinha solta o leão, que reconhece a amizade e aprende que tamanho não é documento, é nunca mais vai julgar os outros pelo tamanho e pela força.


Dentão e Risadinha Ajudando a Natureza

A história de dois palhaços que estão muito tristes, e resolveram virar contadores de história, Vão contar a história de uma árvore que encontra com o fogo, responsável pelas queimadas, encontra-se com uma latifundiária, que só pensa em plantar, encontra-se com uma madereira que corta árvores em extinção e se orgulha de ter cortado milhares de árvores. Qual será o destino da árvore?


Mascaras I

A peça trata sobre a dupla função da máscara como incógnito e como segundo rosto. Máscaras carnaval, cachorro, coelho, bruxa, macaco, leão, lobo e outras. Dando vida aos personagens, suas características entretanto no mundo das histórias infantis (Branca de Neve, chapeuznho vermelho, João e Maria) com muita alegria animação e informação.

Ajudando a criança a compreender a realidade que o cerca e vencer limitações.


O Lobo José e a Galinha Fíle

A história de um sítio aonde os animais estão preocupados com a construção de um shopping, para fazer o shopping terá que aterrar um rio e derrubar muitas árvores. Um lobo muito esfomeado tenta pegar uma galinha aparece o mosquito da dengue, o tamanduá e a formiga. O velho José e tia Anastácia tentam ajudar a diminuir os danos causados com a construção do shopping, os animais também vão fazer uma assembleia para ajudar. Será que vão conseguir evitar a construção do shopping e os danos ambientais?

 

 




 

     A Macaca e o Leão.

A história de um rei que tem inveja da macaca, pois ela parece muito bem, só que descobre que ela vivia presa em um zoológico e muda de ideia, o rei leão faz um decreto no qual determina que todos animais velhos deveriam sair da floresta assim ela seria mais alegre. Chega uma ameaça que vai tomar a coroa do leão se ele não provar que é sábio e inteligente, para isso teria que responder 3 perguntas, com ajuda da macaca digo pai da macaca que esta escondido, conseguiu se livrar da ameaça e o rei aprender que junto com a idade chega a sabedoria e experiência.                     

                  
                              Lendas Capixaba

A peça ressalta a importância de conhecer as lendas capixabas, como: A Insurreição de Queimado, Frei Pedro Palácio e o Fantasma do Convento, O Frade e a Freira, O Pássaro de Fogo e Maria Ortiz, a Heroína Capixaba. Em uma mistura de narrativa com fatos históricos e elementos imaginários, o espetáculo mostra as lendas capixabas de forma lúdica, didática e instrutiva.  Além dos atores, que fazem parte do contexto cênico, o enredo explica o significado das diversas lendas e de fatos históricos do Espírito Santo, com a participação da público no decorrer do desenrolar das histórias, desta forma, proporciona-se uma divertida interatividade entre os atores e a espectadores.



 


ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2011, Festival de Teatro Infantil - Todos os direitos reservados